Parque Nacional

  • 242.jpg

Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, está aberto a visitação, localizado nos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, está aberto à visitação, onde pode encontrar algumas atrações como: trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras. O serviço é administrado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo - SETUR, e está parado o processo de aguardente de modernização.
O Teleférico (bondinho) fica suspenso em cabos de aço, sendo um trajeto de 550 metros, entre a Estação Superior e Inferior. O bondinho é usado pelos visitantes que pretendem visitar a Gruta de Ubajara, única aberta à visitação, até mesmo, para os visitantes que pretendem, somente fazer o passeio sem bondinho, apreciando como belezas naturais que o Parque propicia. O teleférico é utilizado, também, pelos moradores do distrito de Araticum, município de Ubajara, que utilizam o meio de transporte.
Os atrativos do Parque Nacional têm um fluxo de visitação de grande intensidade durante os períodos de férias escolares e de vigiados prolongados.
Para aqueles que gostam de um dia calmo, a melhor época para visitar é o mês de junho, com exceção dos feriados do Carnaval e Semana Santa, quando é feita uma média de 1.500 visitantes / dia. O outro ano mais tranquilo é de agosto a novembro.
Vale ressaltar que durante o período de janeiro a clima oscila entre 16 e 18ºC, durante a noite, entre 20 e 24 ºC, durante o dia. Já durante o período de julho a temperatura média é de 28ºC, durante o dia e de 19ºC, durante a noite.