Parque Nacional

  • 242.jpg

Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, localizado nos municipios de Ubajara,Tianguá e Frecheirinha, está aberto à visitação, onde dispõe de alguns atrativos tais como: trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras. Se encontra instalado no interior do Parque, um Teleférico (bondinho), o qual é administrado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo - SETUR, e que está parado aguardando o processo de modernização. 
O Teleférico (bondinho) fica suspenso em cabos de aço, onde faz um trajeto de 550 metros, entre a Estação Superior e Inferior. O bondinho é utilizado pelos visitantes que pretendem visitar a Gruta de Ubajara, única aberta à visitação, ou até mesmo, para aqueles visitantes que pretendem, somente fazer o passeio no bondinho, apreciando as belezas naturais que o Parque propicia. O teleférico é utilizado, também, pelos moradores da Distrito de Araticum, municipio de Ubajara, os quais utilizam como meio de transporte.
Os atrativos do Parque Nacional tem fluxo de visitação bastante intenso durante os períodos de férias escolares e feriados prolongados.
Para o visitante que gosta de um ambiente calmo, a melhor época para visitar o Parque é durante os meses de fevereiro a junho, com exceção dos feriados de Carnaval e Semana Santa, quando a visitação média é de 1.500 visitantes/dia. O outro período mais tranquilo é de agosto a novembro.
Vale ressaltar que durante o período de janeiro a junho o clima oscila entre 16 e 18ºC , durante a noite, e entre 20 e 24 ºC, durante o dia. Já durante o período de julho a dezembro, a temperatura média é de 28ºC, durante o dia e de 19ºC, durante a noite.